Proposta Pedagógica

A incorporação de valores se faz muito mais pelo testemunho do que pelo poder da palavra imposta. O que somos fala mais alto do que fazemos ou dizemos.

O Colégio Acesso assume valores que deverão nortear toda a sua prática pedagógica. A educação para a vivência destes valores torna-se um imperativo de todo o ato pedagógico. Assim, seu projeto defende uma sociedade:

• democrática, participativa, aberta ao diálogo e ao respeito mútuo;
• livre e justa, com iguais direitos e deveres para todos;
• firmada na tradição dos valores de nosso povo;
• baseada na dignidade da pessoa humana em defesa da vida e do meio ambiente;
• formadora da consciência crítica para a formação da cidadania;
• honesta e transparente, firmada nos princípios éticos e morais.

A educação de boa qualidade é o principal elemento na sustentação de uma sociedade democrática e livre onde professores, alunos e pais dividem responsabilidades para aprender e ensinar, divulgar o pensamento e o conhecimento, preservar a cultura e a arte. Acreditamos no respeito a todos os indivíduos, às diferenças culturais, religiosas e políticas. Por isso, nossa escola deve retratar os valores sociais que defendemos, não permitindo que entre os participantes da comunidade escolar se desenvolva a discriminação ou o preconceito. Por essa razão, a nossa proposta de ensino se baseia em:

• incentivo à autonomia do aluno;
• Parâmetros Curriculares Nacionais;
• educar pela pesquisa e para a reflexão;
• valores humanos;
• ser em desenvolvimento.

Queremos formar pessoas que preservem sua qualidade de vida, buscando valores individuais e coletivos que contribuam para a melhoria da sociedade, preservando o respeito ao próximo e a solidariedade. Buscamos desenvolver no aluno um cidadão solidário, consciente de sua cidadania, criativo, equilibrado, crítico e ético. Entendemos que podemos construir o que queremos, dia-a-dia, minuto a minuto, segundo a segundo, através do exemplo e aproveitando a análise e a discussão dos acontecimentos da vida para o aprendizado e o crescimento do ser humano.

Atendendo à filosofia, aos objetivos e à proposta pedagógica do colégio, buscando coerência na nossa prática em sala de aula e contando com o apoio da nossa equipe, certamente construiremos o que queremos.

Feira de Santana - Bahia
Praça Winston Churchill - Ponto Central - 6º ao 9º ano - (75) 3625.2530